Extra Bold: um guia feminista, inclusivo, antirracista, não binário para designers
Autor/a: LUPTON, ELLEN
Editora: Olhares
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sobre o livro
Formas de Pagamento
Avaliações
Sobre o Livro: Escrito de forma colaborativa por um time diverso de autôries, Extra Bold aborda questões práticas, históricas e conceituais do mercado de design relacionadas à inclusão e ao respeito à diversidade. Metade livro e metade gibi, zine, manifesto e guia de sobrevivência, o livro é repleto de vozes e histórias que não aparecem em outros livros sobre carreiras ou compêndios de design. Ele começa com ensaios que conectam o design ao feminismo, ao antirracismo, à inclusão de pessoas com deficiência e ao pensamento não binário. Histórias resumidas abrem o cânone do design a pessoas e práticas negligenciadas. Entrevistas, tipos de letra e projetos criados por dezenas de colaboradôries apresentam múltiplos pontos de vista, moldados por diferentes capacidades, identidades de gênero e origens raciais e étnicas. Útil e instrutivo, Extrabold explora as estruturas de poder e como transitar por elas. Entrevistas apresentam pessoas em diferentes estágios de suas carreiras, e esboços biográficos revelam a vida e a obra de figuras criativas marginalizadas pelo sexismo, pelo racismo, pelo capacitismo e por outros sistemas de exclusão. As ilustrações de Jennifer Tobias trazem calor e profundidade narrativa a cada capítulo. Sobre os autôries: Ellen Lupton é designer gráfica, professora e curadora de design contemporâneo no Cooper-Hewitt National Design Museum em Nova York. Autora de Pensar com tipos e O design como storytelling, também publicados pela Olhares. Jennifer Tobias é professora universitária e ilustradora; Josh A. Halstead é ativista do design para pessoas com deficiência; Kaleena Sales é ilustradora e professora de design; Farah Kafei, Leslie Xia e Valentina Vergara são designers.
Ficha técnica
- Título: Extra Bold: um guia feminista, inclusivo, antirracista, não binário para designers
- Autor/a: LUPTON, ELLEN
- Marca: Olhares
- Área: Design
- Idioma: PORTUGUÊS
- Nº de páginas: 220
- Ano: 2023
- Peso: 0.8
- Encadernação: Livro brochura (paperback)
- Formato: 16,0 x 23,0 x 2,0
- ISBN: 9786588280706