Entre apropriação e recusa Os significados da experiência escolar para jovens de periferias urbanas
Autor/a: CORREA, LICINIA MARIA
Editora: UNESP
Simulador de Frete
- Calcular frete
Sobre o livro
Formas de Pagamento
Avaliações
Licinia Maria Correa realiza análise de peso sobre a qualidade da educação no país. Ela parte da própria percepção que os jovens têm da escola, investigando o valor que atribuem às instituições de ensino, ao mesmo tempo em que confronta a relação, por vezes antagônica, entre alunos e professores. O retrato que a autora faz do ambiente escolar é pautado nos depoimentos colhidos junto a jovens ligados à ONG Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR). Por meio da observação participante nas aulas e de entrevistas individuais e coletivas, a autora traça um panorama da condição desses jovens, que são residentes dos subúrbios de São Bernardo do Campo. A partir desse rico conteúdo, que dá voz aos participantes do processo de ensino, Licinia desenvolve uma análise sócio-histórica da instituição escolar, de sua constituição e dos conflitos sociais que a atravessaram, evidenciando os mecanismos sutis de produção do fracasso escolar. Trabalho maiúsculo e obrigatório para todos os profissionais de educação.
Ficha técnica
- Título: Entre apropriação e recusa Os significados da experiência escolar para jovens de periferias urbanas
- Autor/a: CORREA, LICINIA MARIA
- Marca: UNESP
- Área: Ciências humanas
- Nº de páginas: 280
- Ano: 2012
- Peso: 0.42
- Encadernação: Livro brochura (paperback)
- ISBN: 9788539301096